O musical

Explicação em vídeo sobre o que é o musical "O menino que roubava o tempo"

O menino que roubava o tempo é uma história sobre um pequeno que queria ser grande. Um Peter Pan do avesso que queria crescer depressa. É um espetáculo musical construído como o tecido dos contos tradicionais: o fio de uma história conduz a outra história. Uma tribo de seres que aprenderam a contar histórias e que tornaram essa sua função no mundo, manter vivas as chamas dos mitos que contam.
Em uma noite de festival onde dança, canto e música trarão uma história à vida eles decidem contar o mito que os une como povo e que lhes deu seu primeiro ancião. A história do Menino que roubava o tempo. Dentro do emolduramento ancestral nasce o menino e o caráter cíclico da história é revelado pela forma contemporânea em que esse conto é contado. 

Esse povo de uma tribo de um lugar canta o mito da dificuldade de adaptação. Do ímpeto que faz querer ir além e buscar o que ainda não se tem em três tempos, três movimentos. O infante, o jovem e o ancião.

O Menino é insatisfeito por não ter PODER para realizar o que quer; o Homem continua insatisfeito por não ter TEMPO para fazer o que então pode. E a pergunta que os move é: Onde fica o lugar onde o sol se põe?

Um relógio conta os dias do Menino que corre os dias depressa para chegar ao lugar onde o sol se põe. Para encontrar o seu lugar no mundo. Mas o Homem quer seu tempo de volta e embora ainda busque o lugar em que seu coração quer estar, tenta atrasar o relógio e encontrar o tempo que escorre pelas mãos. E no limiar triste de não saber mais para onde ir o Homem-Menino encontrará o Ancião no lugar onde o sol se põe.



O musical, idealizado por Cesar Sinicio Marques, teve sua primeira montagem em um trabalho de colaboração criativa em uma oficina ao longo do ano de 2011. Em 2012 velho elenco e novos membros se reuniram para dar vida ao mito encantado novamente. Pelo terceiro ano consecutivo a Companhia Bandacos de Teatro Musical começa os preparativos para mais uma montagem do espetáculo em 2013.